Assembléia Popular: Manguinhos Tem Fome de direitos !
O pessoal do fórum de movimentos sociais de Manguinhos está pedindo a participação de todos na plenária a ser realizada nesta quarta-feira, às 19! Venha conversar morador(a), movimentos sociais,movimento e organizações de Direitos Humanos, companheiros(as), pesquisadores(as) e organizações de outras favelas.
1.Conversaremos sobre os últimos episódios acontecidos em Manguinhos e nas outras favelas irmãs.
2.Estaremos construindo uma articulação de favelas para a Luta contra a Criminalização de Nós Favelad@s deflagradas pelo Estado e pelas Organizações Globo
3.Compartilhando um instrumento de luta para nossa favela e outras,uma Cartilha de Seg.Pública e DHs.
*Assembléia Popular: Manguinhos Tem Fome de direitos !*
*Dia 26 de março na próxima quarta-feira, às 19 horas na Praça Américo
Júnior (em frente ao Campo do Esperança) na Favela de Manguinhos. *
*Contamos com sua presença !*
O Fórum Social de Manguinhos – um movimento social de favela que reúne moradores(as), trabalhadores(as), organizações e movimentos sociais que defendem a cidadania e direitos em parceria com as favelas do Complexo do Alemão, Borel, Providência, Jacarezinho, Acari, Complexo da Penha, Santa Marta, Cantagalo e Maré, mais organizações de favelas e movimentos sociais – promove a ” Assembléia Popular: Manguinhos Tem Fome de direitos!”.
O objetivo é apresentar a visão dos moradores(as), organizando os relatos num documento, dando-lhes o direito a algo que não tiveram até agora: o de se expressar. A mídia tradicional, rotineiramente, apresenta apenas em quase sua totalidade a visão do Estado, o que ocorreu recentemente nos acontecimentos em Manguinhos que envolveram UPP e moradores.
Outra meta é a de manter a “Mobilização da Favela de Manguinhos pela Garantia de Direitos (Saúde, Educação, Trabalho, Segurança Pública, Esporte e Lazer e Moradia)” e a “Ocupação das Ruas”, em virtude, principalmente, de o governador do Rio, Sérgio Cabral, estar levando à frente uma tentativa de construção de um clima de terror nas favelas do Estado do Rio.
Por isso, é necessário mobilizar e articular outras favelas, movimentos e organizações, a fim de formar uma Agenda Coletiva de Ações e, com ela, enfrentar a criminalização do estado e da mídia tradicional dos líderes comunitários e organizações e movimentos.
Por fim, é importante ressaltar que será lançada em breve a Cartilha Segurança Pública e Direitos Humanos de Manguinhos.
Contatos: Fransérgio Goulart Tel(21)983188658 e Monique Cruz Tel(21)983108200